18/07 - Regional Castanhal
Segunda edição da Festa da Acerola acontece no próximo domingo em Terra Alta
No próximo domingo, 21, acontece a segunda edição da Festa da Acerola. O evento apoiado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), é de realização da Associação dos Produtores de Terra Alta, no nordeste paraense. Duas mil pessoas estão sendo esperadas para o evento que vai apresentar guloseimas produzidas com o fruto como bolos, tortas, doces e uma grande variedade de biscoitos, além dos produtos tradicionais como sucos, polpas, licores.
Terra Alta é dos maiores produtores de acerola do Estado, com 17 mil pés do fruto plantados e uma produção média por planta de 70 quilos do fruto/ano, da variedade 54 de alto poder produtivo, com frutos de tamanho grande e de coloração vermelha intensa, propícia para o mercado consumidor, especialmente para a comercialização in natura. A produção do município abastece indústrias de sucos da região e o mercado das Centrais de Abastecimento do Pará (Ceasa). "Plantar acerola é rentável. O retorno financeiro chega a 40%", disse Marli Magno, presidente da associação de produtores do município.
A programação vai reunir atrações culturais e palestras técnicas voltadas para a cultura da acerola, como boas práticas agrícolas, com a abordagem sobre o uso de agrotóxicos e a importância da produção agroecológica. Dados da Emater revelam que a adoção do bom manejo da cultura, aliados a adubação orgânica melhora a condição fitotécnica da planta e conseqüentemente a produtividade.
Um trabalho desenvolvido pela Emater no município capacita os produtores para a produção das próprias mudas, além do incentivo para a produção do fruto em larga escala a fim de agregar valor. "Também estamos capacitando os agricultores para a produção da muda enxertada que melhora o padrão da planta", adiantou Ricardo Dohara, engenheiro agrônomo da Emater.
Texto: Iolanda Lopes
Nenhum comentário:
Postar um comentário